LUZLINAR

HISTORIAL

A Associação Luzlinar, constituída em 2004, é uma instituição cultural sem fins lucrativos, com sede no Feital (Trancoso), tendo como propósito a promoção e divulgação das artes plásticas e performativas, desenvolver projectos no âmbito da arte experimental, colaborar com instituições que persigam os mesmos fins, criar espaços e formas de cooperação interinstitucional e contribuir para o estudo e divulgação do património cultural local e regional. A sua criação surge da necessidade de dar continuidade ao trabalho que a escultora Maria Lino vinha desenvolvendo desde 1995, com realização do primeiro Simpósio Internacional de Artes do Feital (SIAF).
Desde então e até 2008, apenas com apoios pontuais da Fundação Gulbenkian, da Direcção Regional da Cultura e do Município de Trancoso, desenvolveu um trabalho continuado de criação e promoção das artes plásticas e performativas, com particular destaque para a realização das várias edições do SIAF, Festivais e Laboratórios de Criação Colectiva, para além de inúmeras oficinas de expressão artística e edições em diferentes suportes.
No biénio 2009/10, com financiamento atribuído pela DGArtes, no quadro do programa de Apoio às Artes e apoio do Município, foi possível projectar e desenvolver um plano de actividades consistente e regular, cujo principal objectivo consiste em estabelecer uma ligação efectiva entre a comunidade, a escola e a universidade, num programa que passa fundamentalmente por projectos com artistas em residência, por um projecto educativo, por parcerias de âmbito regional e nacional, por projectos envolvendo as componentes de documentação e investigação, mas também exposições, encontros, conferências e edições.
A concretização deste programa permitiu a participação de docentes e discentes de 4 universidades, implementar o projecto educativo que envolveu mais de 350 estudantes do concelho, bem como parcerias com entidades tão diversas como o Museu dos Lanifícios (UBI), Parque Arqueológico do V. do Côa, Teatro Municipal da Guarda ou Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (UNL). Ainda neste contexto, para além da XI edição do Simpósio Internacional, onde pela primeira vez participaram finalistas de duas Faculdades de Belas Artes a par de artistas portugueses e estrangeiros, destacamos a residência de artes plásticas Materializar o Vazio, que deu origem à exposição Pedra Corpo, inaugurada no âmbito das Jornadas Europeias do Património – Património e Arte Contemporânea, a convite da Direcção Regional da Cultura, onde foi reconhecida unanimemente a importância deste projecto cultural.
Em 2011, também com o apoio financeiro do programa de Apoio Pontual às Artes, deu continuidade ao projecto com a realização do programa de actividades alargado em torno do XII Simpósio Internacional de Artes do Feital, que se prolongou por 2012, englobando a criação, formação, investigação, documentação, promoção e divulgação artísticas.
É este o caminho que pretendemos continuar…








PROJECTO LUZLINAR

2013| 2016
A ação deste projeto desenvolve-se fundamentalmente ao longo do eixo Fundão – Trancoso – Vila Nova de Foz Côa, englobando uma vasta região do interior profundo, predominantemente rural, em processo de desertificação e com indicadores de desenvolvimento muito desfavoráveis.
Pretende-se assim contribuir para a inversão desta situação, através da promoção da atividade artística, em particular nas suas vertentes de estudo, formação, criação e promoção artísticas. Procuramos abranger diversas áreas do conhecimento, cruzando linguagens e contribuindo ao mesmo tempo para o estudo e divulgação do património local e regional.
A partir de dois núcleos de ação principais situados em duas aldeias - Feital (Concelho de Trancoso) e Barroca (Concelho do Fundão) - o desenvolvimento deste projeto percorre diferentes localidades dos dois concelhos, concelhos limítrofes, Lisboa e ainda duas localidades em França e Alemanha.
Trabalhamos em articulação com a Comunidade, a Escola e a Universidade estabelecendo uma ligação efetiva entre Arte, Educação, Ciência, Tecnologia e Ambiente. Promovemos a contemporaneidade, fomentando a procura de novas linguagens e a promoção de novos valores.
A concretização deste projeto passa fundamentalmente pela realização de:
1. Residências de criação artística de longa duração, onde se incluem os simpósios internacionais, que promovem a participação de artistas consolidados e emergentes, portugueses e estrangeiros;
2. Residências de criação artística de curta duração exclusivamente dedicadas a jovens artistas emergentes;
3. Um projeto educativo integrado, envolvendo os agrupamentos escolares dos dois concelhos, e uma oferta de atividades infanto-juvenis domiciliária que percorrerá as aldeias dos respetivos concelhos;
4. Um extenso programa de promoção e divulgação artísticas que compreende exposições, encontros, mostras e conferências, bem como a edição nos diferentes formatos;
5. Participações em projetos internacionais de criação artística de média e longa duração, envolvendo também as componentes de documentação e investigação.
Entendemos a formação e promoção artística como um fator transversal, que vai do Ensino Pré-escolar à Universidade, passando pelos restantes ciclos e necessariamente pela comunidade, pretendemos que todas as atividades programadas compreendam essa confluência, assumindo-nos assim como “ponto de encontro” ou ligação entre a Arte a Escola e o Público.
Consideramos fundamental a ligação à comunidade nos diferentes níveis e compreendendo este projeto atividades de âmbito intercultural, envolvemos nele parceiros ou apoiantes de âmbito regional, nacional e internacional. Temos acordos com juntas de freguesia e entidades municipais de gestão de equipamentos culturais, com agrupamentos escolares e universidades, teatros, museus ou galerias de arte, Associações e entidades culturais de outros países, para além de inúmeras participações individuais nas áreas das artes, ciência, tecnologia e ambiente.
Desenvolvemos um projeto que assenta em cinco eixos estruturais: criação, emergência, formação, divulgação e internacionalização. É um projeto integrado que maximiza recursos e potencialidades agregando em cada atividade principal uma série de outras que, sendo periféricas, não deixam de ser tão essenciais como a inicial porque sintetizam em cada uma delas os cinco eixos que definimos como fundamentais.

INTERNACIONALIZAÇÃO
Para além de promovermos o encontro de artistas portugueses e estrangeiros nas nossas residências, promovemos também a participação de artistas portugueses, com particular destaque para jovens emergentes, em residências de criação ou em projetos de entidades de outros países, com quem mantemos relacionamento.

Residências de Criação Artística no estrangeiro
No âmbito do acordo entre a Associação Luzlinar e a sua congénere Kunstverein Röderhof, com sede em Röderhof (Huy) na Alemanha, para intercâmbio de artistas, esta última recebe no próximo ano os artistas emergentes Telma Santos e Tiago Oliveira, para uma residência de criação, pelo período de três meses, que terminará com uma exposição na Alemanha e outra em Portugal.